quarta-feira, 25 de março de 2009

Bicho Papão ou Papai Noel? (2)

Estamos de volta para o segundo post sobre a realidade, dentro de nossa visão, do temeroso e assombroso bicho papão que assola a todos aqueles que um dia pensaram, ou estão pensando, em se mudar para o Canadá. Esta é a grande arma para os “Urubussecandus” que usam o poder da ignorância, inclusive nossa, em relação a este assunto para gerar, ou tentar gerar, medo e incerteza. Como somos pessoas que não nos deixamos influenciar por qualquer bobeira, ignoramos estas investidas e metemos a cara o gelo, no bom sentido, é claro!

Continuando nossa aventura, passamos pelo final do inverno com a “ameaça” de que quando passássemos pela estação inteira mudaríamos de opinião (vide post anterior para saber qual era). Veio a primavera e pudemos ver uma severa mudança no ambiente. Verificamos a incrível capacidade da natureza de ressurgir da geladeira numa hibernação perfeita, onde as folhas caídas do outono, cobertas por um lençol de gelo, servem como combustível para o renascimento de todas as espécies. Durante o inverno parece que isso não será possível, mas essa foi mais uma das diversas surpresas que tivemos a oportunidade de presenciar. Ao surgimento dos primeiros raios solares sobre a vegetação descoberta, começa a colorida corrida em direção ao estado de reprodução que embeleza o ambiente. Os aromas mais agradáveis nos fazem sentir como novos e com disposição para encarar qualquer sacrifício. Aliás, uma dica importante é guardar isso consigo, pois a “sacrificante” maratona de churrascos, passeios ao ar livre, gincanas, visitas aos diversos parques de diversões (Wonderland, Marineland, Safari, Zoo), passeios ciclísticos, mais churrascos, feriados, convites para passeios de lanchas, visitas a parques, lagos, churrasco e tantas outras atividades, incluindo churrascos, adentram o verão com uma energia contagiante.

Os canadenses despertam junto com a temporada primavera/verão. Parecem outras pessoas, todos festeiros, aproveitam cada segundinho de temperatura agradável como se fossem dádivas. Porém, seremos sinceros ao dizer que sentíamos um certo exagero com estas reações. Nós, brasileiros, sangue quente, já sabíamos os benefícios de viver neste tipo de ambiente de temperatura agradável e não víamos qualquer novidade naquilo tudo. Chegamos a pegar temperaturas de 39oC e na verdade as novidades foram ter sol até 9PM e trabalho até às 5PM (essa a maior delas!). No verão, então, quando há uma sexta feira com um feriado na segunda seguinte (situação que ocorre várias vezes) as empresa tratam de liberar todo mundo às 2PM para aproveitarem o longo final de semana com seus entes queridos. Isso é levado muito a sério aqui! Você consegue ver grupos de 20 a 30 pessoas correndo pelas ruas, andando de bicicletas nos parques, correndo com cachorros, motos rasgando os motores com seus pilotos cujos sorrisos conseguimos vizualizar mesmo através dos capacetes e, uma coisa que ainda não citei, grupos e grupos de churrascos em todas as línguas. Resumindo, tivemos mais um, de tantos outros, verões agradabilíssimos de nossas vidas.

Durante o outono, além das mais belas visões, veio também uma sensação estranha que era um mix de ansiedade e receio. Cada vez que a temperatura diminuia, ficávamos mais e mais ansiosos para saber se a neve apareceria. Esquisito, pois antes a neve era exatamente o que todos diziam ser o grande problema do país, o grande medo, o maior argumento negativo. Assim, o receio ainda permanecia em nossa imaginação. Queríamos experimentar a nova sensação, mas não tínhamos noção das consequências, como reagiríamos, como encararíamos ao lado negativo desta realidade. Nesta hora que nos sentíamos como se estivéssemos esperando papai noel, onde todos sabem a “realidade” enquanto nós aguardávamos eufóricos pelo grande dia de sua visita. A ansiedade era maior e estávamos realmente apreensivos para ver uma nevasca. Chegamos a ficar radiantes com poucos flurries de final de tarde. Saímos correndo para filmá-los e ficamos igual pintos no lixo ao ver quase imperceptíveis floquinhos caindo em nossas roupas.

Finalmente em dezembro chegou a tão aguardada nevasca. A Nanade havia acabado de chegar do Brasil com meus pais, também ansiosos para ver a neve, no dia 16 e as ruas não apresentavam qualquer sinal de gelo. Porém, o dia seguinte reservava, com direito a "Severe Weather Alert" e tudo, onde há a recomendação para que as pessoas não saiam de casa, o tão aguardado fenômeno da natureza. A foto atual do blog foi tirada neste dia. Acreditem, aquela quantidade de neve caiu num só dia.

Este post foi curto apenas para chegarmos no assunto principal. O inverno! Prometo que o próximo sairá ainda em março e descreverá como lidamos com esta estação, quais as dicas, as surpresas, as decepções, as descobertas, as aventuras e muito mais.

Lembrando que o inverno acabou oficialmente no dia 20 de março, ultima sexta feira, à 7h e alguns minutos da manhã (eu acho! Sou péssimo, e preguiçoso o suficiente, para ficar pesquisando estas informações). Agora é começar o ciclo novamente! Com qual espírito? Hummmm, essa vocês terão que aguardar o próximo post.

11 comentários:

Parada pelo Caminho disse...

Puxa que declaração poética!!!
Muito bem escrito, parabéns

:= disse...

Tambem passamos por isso no nosso primeiro inverno em 2007. Todos nos colocavam medo e nao sabiamos exatamente o que esperar. Depois que passa vc ve que nao era tudo aquilo que falaram.
Quanto a aproveitar o sol, eu nao entendia essa neura das pessoas sairem a rua ao sinal do primeiro raio solar, mas hoje entendo PERFEITAMENTE!
Durante o verao travo uma briga intensa com o Pedro, que se deixar dorme ate 2 horas da tarde no fim de semana, enquanto o sol brilha la fora. Eu digo pra ele “vc tem o inverno todo pra dormir!”
Ha 2 semanas tenho ido a pe do trabalho ate o metro (20 minutos) para aproveitar e ver a luz do dia. No inicio a temperatura estava em torno de -4C, uma temperatura maravilhosa para quem esta acostumado com -15C, -20C... Agora que esta fazendo temperaturas positivas (nao importa se sao so +2C, pra mim eh quase verao) eu gosto mais ainda e procuro andar o maximo possivel.
:)

Gustavo, Cris, Gabi e Bia no Canadá disse...

Oi Lu, Nanade!
Muito legal o post!
Com certeza o inverno (também foi nosso primeiro) não é nenhum "bicho papão". Para dizer a verdade, ficamos até um pouco decepcionados...rs
Mas uma coisa é certa: aproveitaremos este verão como canadenses...rs
Acho bem legal essa coisa de as estações serem bem definidas aqui... cada uma tem sua beleza, suas atividades, suas vantagens e desvantagens. Nós adoramos o Canadá, cada dia mais!

Li e Karllus disse...

10! como sempre....
Agora é curtir as próximas estações do ano e com certeza muito mais intensamente do que no último ano, pois vocês já sabem como será quando o próximo inverno chegar.

beiZoccas,

Ma disse...

Adorei o blog de vcs!!

o vídeo de 1 ano está incrível!!

Boa sorte!!

Laila disse...

Nossa, eh assim mesmo que me sinto quando a primavera chega, como se as pessoas nascessem de novo.
Eh fantastico ver as varias estacoes do ano.

Mihi♪ disse...

Oi Nanade e Lu!
Tudo bom?! Adorei o blog de vcs, e eu estou pensando em imigrar para o Canada.
Ainda sao planejamentos futuros, mas gostaria de fazer amizades e saber um pouco mais sobre brasileiros que aih moram!

Se puder, me add no msn?
Meu nome eh Hitomi (Sim! Sou japa!)

hi_jotape@hotmail.co.jp

Muito Obrigada!

Karem Cassarro disse...

Foi muito legal ler este artigo!!
Meu primeiro inverno tambem nao foi nada facil!! Sai de Sao Paulo e cai em uma MINUSCULA cidade chamada Port Hardy (em British Columbia). Quase tive um treco!!Mas no comeco da primavera mudei para Courtenay, na Ilha de Vancouver, e estou a cada dia mais apaixonada por este lugar!

Thiago e Nayra, Nayra e Thiago disse...

Nossa, meu noivo e eu temos a idéia de que daqui a dez anos irmos morar fora do país também, e a primeira opção é o Canadá.

Vocês dois não sabem o ânimo que nos dão para abrir mão das coisas que estamos abrindo para investir em educação e preparo para morar aí!

Que Deus abençõe muito vocês, que continuem sendo pessoas de luz! Acompanhamos o blog de vocês a pouco tempo, mas lhe desejamos o melhor que possa haver no mundo!

Obrigada por toda a ajuda indireta que vocês estão nos dando!

Nayra.

Unknown disse...

Olá

Adorei o blog de vcs

Meu noivo está aí em Toronto, eu estou indo em julho.

Gostaria de algumas ajudinhas, heheheh

Vcs poderiam me add no msn ?
su_groenwold@hotmail.com

Abraço

Carlos ( KK ) disse...

Não vejo a hora de passar por tudo isso!

O único problema é a saudade...

do MENGÃO!