quarta-feira, 21 de maio de 2008

Quebrando o Gelo

Precisamos escrever algo para não ficar apenas com o post inaugural do novo Blog. A estratégia agora é anotar tudo de interessante que vamos vendo para escrevermos algo estruturado quando conseguirmos juntar fatos suficientes. Assim, acreditamos que a periodicidade será bem irregular. Porém, pelo tanto de coisa que está acontecendo acreditamos que assunto não irá faltar.

Antes de começar gostaria de colocar nossa experiência com a empresa GTA (Global Travel Assistance). Fizemos o seguro de 90 dias para ficarmos tranquilo durante o período que não estamos cobertos pelo OHIP. Quando fechamos o pacote ocorreu um problema na hora do pagamento, pois o motoboy não esperou para pegar o dinheiro devido ao tempo que estava no estacionamento e precisou voltar no dia seguinte para completar a negociação. Liguei na empresa e confirmei que estava tudo certo. Pois bem, viajamos tranquilos e a Nanade precisou ser consultada por um dermatogogista, pois nossa estadia na granja deixou marcas. Perguntamos para nossos amigos médicos e eles disseram que não era nada para se preocupar, mas que deveríamos procurar um especialista. Ligamos na GTA num domingo para tentar marcar algo durante a semana e tivemos uma excelente surpresa ao recebermos um médico em nossa casa no mesmo dia, aproximadamente 2 horas depois da ligação. O médico, um senhor muito bem vestido e muito educado, entrou em nossa casa, olhou para a pele da Nanade e disse num tom muito confiante demonstrando que tinha certeza absoluta do que iria dizer: "Não tenho a menor idéia do que seja isso". Great! Neither do we! "Se eu fosse vocês procuraria um especialista". Bem, Senhor Doutor, foi isso que pedimos, mas a empresa de seguro mandou.... você! O que faremos agora? Ele disse que iria retornar ao seguro a necessidade de recebermos uma visita de um especialista. Dica importante: para ver um especialista aqui no Canadá é mais difícil do que nota de CAN$100.00. Você tem obrigatoriamente que passar por um clínico geral para depois entrar numa fila. Para transformar uma longa história, numa curta passagem, estamos esperando há 3 semanas para eles acharem um especialista. Aí então conseguiremos entrar na fila e quem sabe ser atendido no ano que vem. Quero crer que esta demora não seja proposital para que o tempo do seguro acabe. Fico com a obrigação de voltar aqui para esclarecer como acabou esta história.

Nosso dia a dia é decidir quais são as nossas prioridades para não enfiarmos os pés pelas mãos agora que voltamos a respirar. A sensação antes era como se estivéssemos segurando a saída de uma mangueira e a todo momento que pensávamos que tínhamos que comprar algo sentíamos que a mangueira estava enchendo. Sabem a sensação? O Tom e Jerry sempre passavam por este aperto. Agora estamos tentando comprar as coisas aos poucos. Porém, encaramos um outro problema bem conhecido pelos imigrantes, a falta de histórico de crédito. Aliás, fazendo um parêntesis para inserir um comentário muito inteligente de um amigo. Vir para o Canadá é um processo de rejuvenescimento. Parece que você volta a ter 18 anos, não tem carteira de motorista, não tem histórico de crédito, não tem experiência profissional, não sabe falar direito, fica nervoso ao interagir com os outros, enfim... Não conseguimos comprar um sofá no The Bay, estamos ralando para comprar um carro e já vimos que nossa HDTV vai demorar um pouco para chegar. O importante desse processo é que estamos nos divertindo durante as pesquisas de preço. Contaremos mais detalhes futuramente.

Por enquanto a única coisa que podemos comprar é filmes, temos obsessão por isso. Aliás teve uma história interessante neste sentido. Estávamos numa loja e a Nanade encasquetou que queria que comprássemos um DVD dos Smurfs. "Caramba, amor! $26 para ver smurfs é brincadeira, né?". "Então você vai lá no balcão e pergunta se tem algum outro filme dos smurfs por um preço melhor". "Jura??!! O cara vai rir na minha cara." "Ué, se não quer comprar esse, pergunta se tem outro". Como conheço a esposa que tenho, vi que era melhor perguntar, senão tomaria um preju por causa do Gargamel. Eu nunca pensei que seria tão complicado fazer esta pergunta. Parecia que eu estava indo numa farmácia perguntar se tinha supositório. Cheguei bem perto do rapaz no balcão e perguntei se havia algum outro filme dos smurfs. "What??!!". Voltei a perguntar em tom bem baixo se poderia haver a possibilidade, ainda que remota, de ter um outro filme dos smurfs por um preço menor que um salário mínimo. "HEY JEAN, IS THERE ANY OTHER ehhhh... SMURFS DVD THERE?". Todos na loja olharam para mim, parecia que eu tinha pedido viagra na farmácia de um asilo. Minha única reação foi apontar para a Nanade para ver se o foco de todos saia da minha pessoa. Parecia que o tempo havia parado. 5 minutos depois veio a resposta esperada. CLARO QUE NÃO! Quem diabos vai comprar filme dos smurfs?

Mudando de assunto completamente, muitos pediram para que eu transcrevesse as minhas primeiras impressões de como é trabalhar por aqui. Começo pela minha viagem diária para o local de trabalho que têm sido um exercício extremamente prazeiroso. Gasto cerca de 1 hora para pegar 3 metrôs para chegar ao trabalho. Li o livro Marley e eu, que aliás recomendo a todos aqueles que gostam da maneira que escrevo aqui, o John Grogan conseguiu demonstrar no livro uma visão muito bem humorada da vida. Hoje sou um grande fã. Cada trem tem uma particularidade. No trem da Bloor sempre há mensagens transmitidas via alto falante que até hoje não consegui entender. É sempre algo no estilo "Hearo algious caueh admiasjs something asaojasj Spadina Station". Minha estratégia é olhar para a cara dos outros usuários, se eles se assustarem sei que algo ruim ocorreu e precisaremos ficar parados 5 minutos em alguma estação. Isso já ocorreu umas duas vezes. Caso não haja reação alguma, então é algo tranquilo e não preciso me preocupar. No trem da Yonge ficam todos esperando na estação e a entrada no vagão é uma comédia. As pessoas esperam que todos saiam e correm feito loucos para pegar os acentos. Sempre muito educados, mas correm. Parece uma marcha atlética misturada com dança das cadeiras. Por fim, o trem da Sheppard, bem, ainda tenho que achar uma particularidade para este.

Chego todo dia de manhã e compro um café. Esse também era um hábito que tinha no Brasil, mas claro que aqui tem outras dificuldades. Como a água, que já comentei em outro post, aqui você encontrar café com todos os flavors, menos coffe flavor coffe. Café flavor Macadamia, café flavor mashmallow, café flavor irish whatever e na verdade todos são café flavor chafé. Além disso, eles gostam de tomar café pingado (como chamam em algumas regiões do Brasil), aqui é o famosos double-double. Vocês acham que é só colocar o leite? Claro que não! Tem leite skimmed, partly skimmed, 1%, 2%, 3%, 10%, etc. Uns dizem que o número é o percentual de gordura, outros dizem que é o percetual de sabor, quanto maior o número, mais sabor. Eu, como bom mamífero, parei de tomar leite assim que desmamei, quando tinha 3 anos de idade. Então só fico com o chafé com açucar. O ritual é interessante, estou me sentindo num filme americano. Você chega no local, compra o café, coloca os complementos, pega a tampinha coloca sobre o copo e vai embora para o trabalho. Mesmo que você não goste de café, tem que fazer isso, caso contrário ficará se sentindo deslocado.

O trabalho é muito interessante e ainda estou me acostumando com o fato de falar inglês o dia inteiro. Como ainda não tenho controle total da língua, esta atividade deixa a cabeça bem cansada. Uma abordagem que estou tomando é procurar não falar em português com ninguém durante o dia, assim se algum de vocês conversar comigo no MSN e eu só falar em inglês não se assustem. Estou apenas tentando não tocar horror na minha cabeça. O engraçado é que o ouvido vai se acostumando, no começo, quando cheguei aqui, precisava perguntar sempre para repetirem a frase. Agora não, já estou por dentro e não peço para repetirem, não entendo nada, mas mantenho a minha dignidade.

É isso pessoal, estamos continuando nossa jornada e esperamos a presença de vocês por aqui. Tenham uma boa semana.

15 comentários:

Pati disse...

Tá vendo só?! Vê se dava para deixar essa veia de escritor reprimida! Depois vocês podiam juntar tudo e escrever um livro: "As crônicas de nanade e Lu no Canadá".
Que bom que estão de volta. Parabéns!
Eu e o maridinho somos fãs do blog de vocês. Para nós que estamos no começo do processo, é muito bom ler sobre suas "impressões".

.Mariana.Daniel. disse...

Luciano, sem comentários!! Ri muito na parte dos Smurfs! E olha que não sou de rir assim tão fácil...
Sobre os cafés, são chafés mesmo, mas eu até gostava de um da Starbucks sabor menta e todos com chocolate (na verdade, não sou muito fã do gostinho puro do café).

Abraços,
Mariana

Unknown disse...

That's it my friend!

The return of who never had gone!
You're really talented. Go ahead!

Regards,

Rossano.

ju k disse...

pra variar ri my ass off, até chorar. essa veia cômica cracks me up. agora tenho q explicar pro meu marido aqui do lado pq tô rindo tanto. cheers.

ps: obrigada por não ter abandonado a blogagem.

Fabiane Camargo disse...

Luciano e Nanade, fiquei muito feliz em saber que continuam blogando todas as experiências/aventuras que estão tendo por ai! Eu e meu marido estamos com o processo no início então tudo que postam é muito interessante.
Parabéns :)

Fábio disse...

I've just loved the idea of getting younger... Thanks for your post!

See you,

Fábio

Roberta disse...

Talvez eu compreenda um pouco a Nanade. Esse tipo de coisa a gente não encontra no Brasil. Ela deve ter sentido um pouco de saudade da infância. Olha, smurfs eu não compraria. Mas, talvez, eu compraria o Charlie Brown e Snoopy. Tenho muita saudade desse desenho. "Poor, Charlie Brown"

Aliás, eu tenho um DVD dos Peanuts: "A boy named Charlie Brown". Minha filha de 2 anos assisti quase todos os dias. Detalhe: in english.

Veja só, vocês deviam ter um filho. Daí vocês poderiam dar a desculpa de que seria para ele. E assistiriam todos juntos. Não seria ótimo? E sem culpa. hehehehehe Afinal, vocês estariam fazendo um programa em família.

Se a Nanade se interessar: http://www.snoopy.com/ É uma forma bem divertida de treinar o inglês dela. ;)

Abraços,

Roberta.

Giovana disse...

Nossa, estamos A-D-O-R-A-N-D-O que vocês decidiram dar continuação ao blog... Way to go!!!

Abraços,

Giovana e Marcio.

K disse...

Nossa! Fiquei uns dias fora e o outro blog acabou e esse começou. Ainda bem que você vai continuar escrevendo, é muito legal, de verdade.

Que droga essa da Nanade e do médico, hein? Espero que as coisas melhorem, nem que sjea naturalmente.

E não vejo a hora de tomar meu café, na verdade, latte, a caminho do trabalho. Vai ser muuuuito bom!

E eu também nunca entendo o que falam nesses alto falantes. voltei agora de uma viagem de Londres e não entendia nada... Aliás, acabei ficando meio "sequestrada" dentro de um ônibus porque a motorista avisou que era a última parada e eu não entendi. Depois ela não queria me deixar descer! E olha que ainda tinha uma outra senhora, inglesa, que também não entendeu!

Sds,

K.

K disse...

Ah, esqueci!

Estou do lado da Nanade. ADORO Smurfs!

K.

Anônimo disse...

Adorei este comentário de que vir pro Canada é um Processo de Rejuvenescimento, ahah. Muito boa. Como sempre, teu post está otimo. Um abraço
Rosa
http://casanocanada.wordpress.com

Anônimo disse...

Olá,

Estava olhando seu blog e achei super interessante, e inclusive, gostaria de fazer uma troca de links contigo.
Tenho um site/blog sobre o Canadá, sob o endereço http://canadabrasileiro.wordpress.com

Mantendo o site, meu objetivo é passar às pessoas percepções sobre o este país o qual atrai milhares de brasileiros e continua ano após ano, a bater recordes de estudantes enviados às suas cidades. Enfim, mostrar como é o cotidiano no país.

Ficarei aguardando respostas.

Thanks... e sucesso para ti ;)

gabriel.security disse...

Salve my friend!!

Saudades das nossas conversas. Que bom que as coisas estão se ajeitando cada vez mais, fico muito feliz.

Mais uma vez, precisando de algo no Brasil basta pedir.

Super abraço!

Gabriel

Li e Karllus disse...

Sempre muito bem humorados....

Tudo de bom pra vcs!

Elis
Zoccaratos Rumo ao Canada
http://zoccaratos.blogspot.com/

Li e Karllus disse...

Hei Nanade, olha só o que descobri!!!
Novo filme dos Smurfs!!! Veja a reportagem do YAHOO:
http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/cultura_filme_smurfs_pol